O ciclista norte-americano Lance Armstrong, sete vezes campeão da Volta da França, encerrou neste domingo (23-02) sua carreira internacional com a última etapa do Tour Down Under da Austrália.
Aos 39 anos, o atleta já havia anunciado que esta era sua última competição internacional.
Armstrong não programou nenhuma celebração particular para marcar a despedida, depois de uma carreira marcada por muitas controvérsias derivadas das acusações de doping feitas contra ele.
"Saio sabendo que dei o melhor de mim e não é necessário que se coloque uma placa ou seja erguida uma estátua", afirmou antes da etapa o texano, que deve disputar competições nos Estados Unidos e eventos de MTB e triatlo.
"Se ganhei sete vezes a Volta da França foi porque acredito que mudamos o enfoque de nosso esporte", disse.
"Revolucionamos a forma de treinar, a força mental em uma equipe, de preparar as provas e disputá-las, o modo de vender o esporte, de contar histórias a todo o mundo", completou.
Campeão do mundo em 1993, Armstrong marcou a história do ciclismo com os sete títulos na França, pouco depois de ter deixado o esporte para fazer um tratamento de câncer nos testículos.
Durante sete anos ele dominou por completo os rivais, antes de anunciar a aposentadoria em 2005.
Mas em 2009 decidiu voltar às competições, com resultados menos importantes.
Com o retorno, Armstrong voltou a ser acusado de doping, sobretudo por Floyd Landis, vencedor da Volta da França em Tour 2006 (um título que perdeu mais tarde por doping) e que foi seu companheiro de equipe na US Postal de 2001 a 2004.
Uma investigação federal está em curso nos Estados Unidos contra Armstrong, depois das acusações feitas por Landis.
Veja o Vídeo dos Melhores Momentos da Carreira de Lance Armstrong:
Nenhum comentário:
Postar um comentário