Eventos Ao Vivo

terça-feira, 4 de outubro de 2011

NOTA DE FALECIMENTO
Morre em São Paulo um dos maiores nomes do ciclismo brasileiro

O ex-ciclista Anésio Argenton, 80 anos, faleceu nesta terça feira (03), em decorrência de complicações pós-cirúrgicas após a retirada de um tumor intestinal.

Anésio é considerado como uma das grandes lendas do esporte brasileiro, sua carreira brilhante revelou um talento criador de uma história de sucesso dentro do ciclismo. O ex-atleta foi o único ciclista da história do Brasil a conquistar uma medalha de ouro em Jogos Pan-americanos (Chicago-1959).

Vários outros resultados expressivos preenchiam o currículo de Anésio Argenton, como ser dono do melhor resultado do ciclismo brasileiro na história das Olimpíadas com a quinta colocação em Roma-1960 (Prova de Velocidade Individual) e 7º na Prova do Km contra o relógio. Venceu todos os Jogos Abertos que disputou de 1949 a 1956, foi tetracampeão brasileiro de velocidade (1952, 54, 55 e 58), tricampeão Sul-americano do Km contra o relógio e velocidade (1954, 56 , 59 e vice em 1952). Participou ainda das Olimpíadas de Melbourne na Austrália em 1956, com a 7ª colocação na prova de velocidade.

Já nos últimos anos de carreira, ainda obteve uma medalha de bronze nos Jogos Pan-americanos de São Paulo, em 1963, sempre tendo que superar todas as dificuldades e condições de sua época. Foi laureado pelo Comitê Olímpico Brasileiro no ano de 2001 na Escola Naval do Rio de Janeiro, no “Prêmio Brasil Olímpico”, onde parte dos maiores atletas brasileiros (vivos na ocasião) de todas as modalidades na história das Olimpíadas foram homenageados.

Seu corpo está sendo velado no Velório Municipal, e seu sepultamento ocorrerá nessa terça-feira (04) as 15:00h no cemitério São Bento, junto ao Velório Municipal, localizado na Rua Humaitá (rua Nove), atrás da faculdade de odontologia da UNESP em Araraquara.

Em nome de todo o ciclismo brasileiro nos manifestamos com imenso pesar por esta grande perda do esporte brasileiro, o falecimento do grande ciclista Anésio Argenton. Deixamos nossa sincera solidariedade e carinho a todos os seus amigos e familiares.

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CICLISMO

Nenhum comentário:

Postar um comentário