Eventos Ao Vivo

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Equipe Funvic/Sundown/Pinda é a primeira no ranking UCI América Tour

A equipe Funvic/ Sundown/ Pindamonhangaba pode comemorar: é a nova campeã do ranking UCI America Tour. O anúncio oficial da UCI só sai no dia 16 de outubro, mas a classificação divulgada pela entidade nesta segunda-feira (com data do dia 25/9) garante a equipe no topo das Américas em seu ano de estréia na competição.

“Não era o nosso objetivo, pois era nosso primeiro ano, mas é um resultado importante na nossa história e, certamente, vai contribuir para o fortalecimento do time”, diz Benedito Tadeu, o Kid, diretor-técnico da equipe, que nasceu em 2007.

Com 347 pontos, a equipe brasileira deixou para trás a canadense Spidertech, que somou 316 e o forte time colombiano UNE-EPM, que conquistou 268 pontos.

O argentino Edgardo Simón foi o melhor colocado no ranking individual, terminando na 13ª colocação e oferecendo um grande número de pontos ao time com um bom desempenho na Volta da Bolívia e no Tour de San Luís, na Argentina.

O chileno Marcos Arriagada também foi muito importante para a equipe e terminou o ranking na 19ª posição. Ele foi o campeão da Volta do Paraná, uma das seis provas nacionais válidas pelo ranking. O time também foi vice-campeão da Volta de Santa Catarina, com Tiago Fiorilli.

O excelente desempenho na Volta do Uruguai, com cinco vitórias de etapa, também contribuiu para o sucesso da equipe. Pedro Nicácio, Roberto Pinheiro – duas vezes – e o uruguaio Hector Figueiras, com outras duas, somaram as conquistas.

“O time aposta nos melhores ciclistas do país e no intercâmbio com atletas estrangeiros de alto nível. A experiência internacional ajuda nossos competidores com a bagagem acumulada, permitindo ao grupo conquistar esses resultados em um tempo relativamente curto de trabalho”, explica Kid.

De olho em 2011

Sonhando com o título no inédito título da Volta de São Paulo – que não fez parte do ranking desta temporada, mas pode entrar em 2011 –, o time se reforçou com dois ciclistas da extinta rival Scott/Marcondes César/São José dos Campos: Matias Médici e Magno Prado. Nilceu Santos, o The Flash, também se juntou ao grupo, mas não está no time que disputará a prova.

A Marcondes César também migrou de cidade e passou a apoiar o projeto, assim como a Cannondale, que passa a fornecer bicicletas para a equipe, apesar da Sundown ainda ser o patrocinador oficial.

O nome da equipe agora é Funvic /Marcondes César/Gelog/Pindamonhangaba e o uniforme com os novos patrocinadores já estreiou na Copa Light neste final de semana.

A Volta do Paraguai, em dezembro, deve dar início ao roteiro internacional da próxima temporada, com presença garantida no Tour de San Luís e na Volta do Chile.

Brasileiros

Entre os brasileiros, Renato Seabra (DataRo) foi o melhor colocado, na 21ª posição. O campeão do Giro Internacional do Interior de São Paulo somou 81 pontos. O campeão individual do ranking foi Ladino Vega, que somou 239. Roberto Pinheiro (Funvic/Sundown/Pinda) foi o outro brasileiro entre os 50 melhores, na 33ª posição.

No ranking por nações, o Brasil terminou na quinta colocação, atrás de Colômbia, Venezuela, Estados Unidos e Canadá, respectivamente.

Mesmo suspensa pela UCI, a Scott/Marcondes César/São José dos Campos encerrou a participação no ranking na nona colocação.



Ranking UCI

Nenhum comentário:

Postar um comentário