ROUPAS DE BIKE |
Estilista da Scott dá as dicas
para o vestuário durar mais
Todo ciclista que se preze, tem peças de roupa específicas para pedalar. São bermudas (fundamentais para todo ciclista), bretelles, camisas de ciclismo, meias, luvas, capacetes e sapatilhas.
Confeccionadas na maioria das vezes em tecidos sintéticos, como o Poliéster e suas inúmeras variantes, as roupas para a prática de atividades esportivas precisam de cuidados especiais.
Uma das peças mais delicadas, são as bermudas. Os forros acolchoados (foto) exigem cuidados especiais. O mesmo se aplica às sapatilhas, que se forem lavadas com freqüência podem descolar. O calçado deve ser limpo apenas com uma escova embebida em água.
Após o uso, as espumas internas dos capacetes se encharcam de suor e precisam ser lavadas com sabão neutro e secas à sombra. Luvas podem ser lavadas como as demais roupas, na máquina ou na mão.
Roupas dispensam o uso do ferro de passar. Caso queira mesmo passar uma roupa de Poliéster (ou outra fibra sintética), colocar o ajuste do ferro elétrico na posição Poliamida/Nylon/Acrílico/Acetato ou um ajuste equivalente a 110º C.
ESTILISTA A Scott é uma das poucas marcas estrangeiras presentes no Brasil – senão a única – a ter um setor totalmente dedicado ao vestuário. Desde o final de 2005, a estilista Francine Holtz (foto) é a responsável pelo desenvolvimento das roupas da Scott para os aficionados por bicicletas. São roupas para a prática do esporte, e também casual wear, que têm crescido num ritmo de 30% ao ano, desde que a primeira coleção foi lançada, com 15 itens, em 2003. Francine já trabalhou com o estilista Mário Queirós e em confecções que desenvolviam produtos de exportação de marcas de grande prestígio como a Daslu, Brookesfield e a francesa Christian Dior. “Na exportação, a qualidade e o nível de exigência é maior”. A estilista da Scott estudou moda durante dois anos na Esmod, em Paris. No Brasil, cursou Estamparia Têxtil na faculdade FAAP Moda, em São Paulo, e atualmente cursa MBA de Design e Marketing de Moda no instituto IB Moda, na capital paulista. Os anos trabalhados nas confecções renderam uma excelente experiência a Francine. “Sei como são as etapas de desenvolvimento de uma peça numa fábrica”. A coleção das roupas Scott é feita toda na Suíça e adaptada para o gosto brasileiro. “Na Europa, as mulheres preferem bermudas com cintura mais alta e blusinhas mais justas”. A estilista faz também um estudo da grade dos tamanhos e um estudo de cores, para saber as que têm melhor aceitação. Francine está sempre atenta às últimas tendências da moda e freqüenta anualmente os principais desfiles, como o São Paulo Fashion Week. |
CUIDADOS NA LAVAGEM
Francine dá as dicas para aumentar a vida útil das roupas e evitar danos na lavagem.
CUIDADOS COM O FORRO
Os forros acolchoados que revestem o interior das bermudas necessitam de certos cuidados para durarem mais. Bons forros têm fios com tratamento bactericida que podem ser danificado com uma lavagem incorreta.
Uma bermuda ou bretelle Scott, com forro importado, tem uma vida útil de aproximadamente 100 ciclos de lavagem. Após esse período o forro perde suas propriedades.
DICAS:
- Lavar a mão ou na máquina até 30º C;
- Usar sabão neutro e não-agressivo;
- Não misturar roupas claras com escuras na lavagem;
- Não deixar de molho (prejudica as características bactericidas);
- Lavar logo após o uso;
- Não é aconselhado usar secadora.
ROUPAS DE BIKE EM GERAL
- Lavar a mão ou na máquina até 40º C;
- Utilizar sabão neutro de preferência;
- Não usar alvejantes a base de cloro (desbotam os tecidos);
- Não passar a ferro (danificam as estampas);
- Não remover manchas com solventes;
- Não misturar tecidos de algodão com sintéticos (pode formar bolinhas em ambos);
- A roupa deve ser bem estendida no varal (para não entortar);
- A roupa não deve esturricar ao sol;
- Fazer um enxágüe final para retirar excesso de sabão e amaciante (evita que a roupa fique esbranquiçada).
OUTRAS DICAS
- Para realçar as cores, adicionar um pouco de sal e vinagre durante o enxágüe, tanto na lavagem a máquina quanto a mão;
- Tons cítricos (verde, amarelo, vermelho e laranja) desbotam mais facilmente que os tons claros, portanto evite a exposição prolongada ao sol;
- Mantenha as roupas armazenadas em local fresco, ventilado e protegido do calor e luz solar.
DICA PARA TIRAR MANCHA DE GRAXA
- Depois de seca, uma mancha de graxa vai ser difícil de ser removida. Vale a pena anotar os procedimento de uma receitinha para tirar mancha de graxa:
- Passar detergente de cozinha na mancha juntamente com um pingo de óleo de cozinha.
- Espalhar com o dedo, aguardar cerca de cinco minutos ou até ver que a graxa saiu do tecido. Depois é só lavar como de costume.
Nenhum comentário:
Postar um comentário