Eventos Ao Vivo

domingo, 18 de abril de 2010

Termina a Volta Internacional de Gravatai



Roberto Pinheiro (foto) repetiu a dose de ontem e venceu a última etapa da sétima edição da Volta Ciclística Internacional de Gravataí. A prova começou na quarta-feira, dia 14, e teve um total de cinco etapas.

Num dia de céu azul e com temperatura na casa dos 30º C, o atleta da equipe paulista Funvic-Sundown, de Pindamonhangaba, completou os 140,6 km do trajeto que passou pelos municípios de Taquara, Rolante, Santo Antonio da Patrulha e Glorinha em 3h18min41s e superou no sprint final ao colombiano Jaime Castañeda.

“Hoje usamos a mesma estratégia de ontem. Fizemos um excelente trabalho de equipe e nos revezamos com os colombianos na ponta do pelotão. Deixei as disputas de metas volantes de lado e me concentrei para a chegada. No final, levei a melhor no sprint”, contou Pinheiro.

A vitória deu a Roberto Pinheiro o título da classificação por pontos e a segunda colocação garantiu a Castañeda o título de campeão geral individual da prova com uma vantagem de dois segundos sobre seu companheiro de equipe Juan Suarez, que teve um raio quebrado a menos de 3 km para a chegada e terminou como vice-campeão da Volta de Gravataí.

O melhor brasileiro na classificação geral individual da competição foi Antonio Nascimento, da equipe paulista GREC Memorial, de Santos, que terminou em terceiro na etapa e na geral, a 1min35s do campeão Castañeda. Nascimento também foi campeão da classificação de montanhas e foi o terceiro na classificação por pontos.

“Eu sempre digo que as coisas de um jeito ou de outro sempre dão certo para a minha equipe. Isso é resultado de muita união. Na terceira etapa eu tive um dia complicado e precisei me superar. Estou em um momento muito bom de vida profissional e pessoal e tenho boas expectativas para o Tour de Santa Catarina que começa na próxima quarta-feira”, comentou Nascimento, atleta de 32 anos que no mês passado terminou como campeão de montanhas no Giro do Interior de São Paulo.

ORGANIZAÇÃO ELOGIADA

A Volta Ciclística Internacional de Gravataí tem categoria 2.2 da UCI (União Ciclística Internacional) e é válida para o ranking internacional da modalidade.

Aos 25 anos, Robson Timm, Coordenador Geral do evento, é um dos idealizadores da Volta de Gravataí juntamente com Marcos Lorenz, presidente da Federação Gaúcha de Ciclismo, e trabalha diretamente na organização da prova desde sua terceira edição.

“Melhoramos muito em relação ao ano passado. Tivemos um salto de qualidade na recepção dos atletas e equipes, no nível dos hotéis, na organização geral das etapas, nos trajetos e também na divulgação e cobertura do evento pela imprensa. O nível técnico das equipes também melhorou. O bom desempenho dos colombianos fez com que toda a prova ganhasse em qualidade”, declarou Robson Timm, que disputou a primeira e a segunda edição da corrida como ciclista.

A organização foi muito elogiada tanto por atletas quanto por dirigentes e também pelo presidente do colégio de comissários, o experiente colombiano César Augusto Sanches, que já esteve no Brasil 26 vezes e trabalhou em todas as voltas realizadas no Brasil e outras provas importantes, inclusive nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro em 2007.

“Posso dizer que a prova foi perfeita. Tem que melhorar apenas alguns detalhes pequenos, mas a prova foi muito boa”, afirmou Sanches.

Na próxima semana, Robson Timm, Marcos Lorenz e outros integrantes da Federação Gaúcha de Ciclismo vão participar do Tour de Santa Catarina e auxiliar na organização do evento catarinense.

OS CINCO PRIMEIROS DA ÚLTIMA ETAPA

1 – Roberto Pinheiro – Funvic-Sundown-Pindamonhangaba – 3h18min41s
2 – Jaime Castañeda (COL) – EPM-Une – mt
3 – Antonio Nascimento – GREC Memorial-Santos-– mt
4 – Renato Ruiz – Scott-Marcondes César-S. J. Campos – mt
5 – Fabiele Mota – GREC Memorial-Santos – mt

OS 10 PRIMEIROS DA CLASSIFICAÇÃO GERAL

1 – Jaime Castañeda (COL) – EPM-Une– 17h54min44s
2 – Juan Suarez (COL) – EPM-Une – a 2s
3 – Antonio Nascimento – GREC Memorial-Santos-Giant – a 1min35s
4 – Renato Seabra – Clube DataRo de Ciclismo – a 2min01s
5 – Giovanni Baez (COL) – EPM-Une – a 2min07s
6 – Maurício Morandi – Scott-Marcondes César-S. J. Campos – a 2min38s
7 – Jair Santos – CESC-Kuruma-Calypso-Maxxis-DKS – a 2min57s
8 – Jeovane Oliveira – S. Fco Saúde/KHS/SME R. Preto/ATC – a 3min27s
9 – Stiver Ortiz (COL) – EPM-Une – a 3min41s
10 – Rogério Silva – CESC-Kuruma-Calypso-Maxxis-DKS – a 3min57s

1ª META VOLANTE – KM 91,1

1 – Eduardo Pereira (Sub-23) – Clube DataRo de Ciclismo
2 – Ivan Gomes – Xpro-IB Factoring-União Ciclística MG
3 – Antonio Nascimento – GREC Memorial-Santos-Giant

2ª META VOLANTE – KM 121

1 – Eduardo Pinheiro – GREC Memorial-Santos-Giant
2 – Antonio Nascimento – GREC Memorial-Santos-Giant
3 – Juliano Silva – Clube DataRo de Ciclismo

CLASSIFICAÇÃO DE METAS VOLANTES

1 – Roberto Pinheiro – Funvic-Sundown-Pindamonhangaba – 27 pontos
2 – Jaime Castañeda (COL) – EPM-Une – 26 pontos
3 – Antonio Nascimento – GREC Memorial-Santos-Giant – 22 pontos

PRÊMIO DE MONTANHA – KM 36

1 – Wagner Alves – Xpro-IB Factoring-União Ciclística MG
2 – Antonio Nascimento – GREC Memorial-Santos-Giant
3 – Felipe Delai – Clube DataRo de Ciclismo

CLASSIFICAÇÃO DE MONTANHA

1 – Antonio Nascimento – GREC Memorial-Santos-Giant – 19 pontos
2 – Eduardo Pinheiro – GREC Memorial-Santos-Giant – 17 pontos
3 – Jair Santos – CESC-Kuruma-Calypso-Maxxis-DKS – 15 pontos

CLASSIFICAÇÃO POR EQUIPES

1 – EPM-Une – 53h47min01s
2 – Scott-Marcondes César-S. J. Campos – a 8min27s
3 – GREC Memorial-Santos-Giant – a 8min44s
4 – CESC-Kuruma-Calypso-Maxxis-DKS – a 9min02s
5 – Clube DataRo de Ciclismo – a 10min37s

Os resultados completos podem ser conferidos no site www.cbc.esp.br

A sétima edição da Volta Ciclística Internacional de Gravataí foi uma realização da Federação Gaúcha de Ciclismo, Confederação Brasileira de Ciclismo e da União Ciclística Internacional com o apoio da Brigada Militar Comando Rodoviário, DAER, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura Municipal de Cambará do Sul, Prefeitura Municipal de Torres e Prefeitura Municipal de Canela, com a promoção da Prefeitura Municipal de Gravataí. O patrocínio é do Banco do Brasil com o apoio do Ministério dos Esportes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário