Eventos Ao Vivo

sábado, 6 de novembro de 2010

Alimentação: benefício do amendoim para o ciclista.

Quando colocados em discussão os melhores alimentos a serem inclusos numa dieta, poucos imaginam que o amendoim possa fazer parte de uma seleta lista de nutrientes em benefício da performance do ciclista.

O tira-gosto popular nas rodas de bar e churrascos tem em sua composição elementos que favorecem na prevenção de doenças cardiovasculares, na redução do LDL(mau colesterol) e triacilgliceróis (gorduras que não prejudicam a saúde e não têm colesterol), além de contribuir pára o equilíbrio do metabolismo.

A gordura presente no amendoim vem principalmente de ácidos graxos insaturados, que são benéficos para a saúde. “Os ácidos graxos insaturados são responsáveis pela prevenção de doenças cardiovasculares, pois fazem conjunto com outro nutriente como o resveratrol (um polifenol que tem propriedades antioxidantes e antiinflamatórias, combate o envelhecimento da pele e previne doenças como câncer e aterosclerose), uma substância natural presente no amendoim em alta concentração, idêntica à encontrada no vinho e na uva”, lembra a nutricionista Maria Gabriela Goulart.

Para os que pensam em restringir o alimento com medo de acumular as indesejáveis gordurinhas, acreditem, o amendoim deve ser consumido pelo menos 5 vezes por semana (140 g/semana). Uma porção de 30 gramas de amendoim fornece 25% da recomendação diária do consumo de vitamina E, além de alto teor de zinco, mineral vital para a formação e liberação de hormônios.

O aumento na capacidade do metabolismo favorece o emagrecimento, mesmo com o valor calórico apresentado, através dos antioxidantes e o resveratrol.

“Mesmo sendo bastante calórico, o amendoim pode contribuir para a perda de peso e emagrecimento. Tal fato deve-se a essa oleaginosa conter gorduras insaturadas e vitamina E, nutrientes fundamentais para o controle do apetite, além de ser também uma boa fonte de fibras, o que também mantem a saciedade”

Mesmo com diversos tipos de amendoim presentes nos mercados e feiras, é recomendável optar pelo "com casca" , já que suas sementes tem 30% de proteína e seu óleo 50%. A diferença entre os tipos pode alterar a quantidade calórica, portanto, consulte atentamente a tabela e os valores do produto.

Dicas antes do consumo

- Hipertensos devem restringir o consumo de amendoim com sal.

- Diabéticos precisam ter atenção com derivados doces, tais como pé-de-moleque.

- Quem tem alergia à semente precisa prestar atenção nas embalagens de produtos, para verificar se há derivados de amendoim em sua composição.

- Deve ser armazenado em locais protegidos de luz, pois é rico em gorduras e pode ficar rançoso com o calor.

- É melhor conservá-lo em locais secos. Repare se a embalagem está intacta, pois o contato com a umidade pode facilitar a proliferação do Aspergillus flavus, um fungo que produz aflatoxina, nociva à saúde.


Fonte: http://prologo.uol.com.br/

Um comentário:

  1. Caros Senhores, ao postarem alguma nota que não seja da autorias de vocês, o correto é indicar a fonte e o autor .

    ResponderExcluir