Eventos Ao Vivo

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Depois de um ano com os profissionais, marca italiana apresenta dois grupos eletrônicos ao mercado




A Campagnolo apresentou nesta terça-feira (8) a aguardada versão eletrônica da marca. Não apenas um, mas dois grupos eletrônicos: o Record EPS (Eletronic Power Shift) e o Super Record EPS. Os dois grupos têm exatamente o mesmo sistema, mas apresentam ligeiras diferenças quanto ao peso e à performance, assim como suas respectivas versões mecânicas.

Para concorrer com os também eletrônicos Shimano Dura-Ace e Ultegra Di2, a Campagnolo assegura que seus produtos são confiáveis e bastante fiéis aos comandos dos ciclistas, além de oferecer aos ciclistas um sistema de troca de marchas versátil, com uma alavanca que se parece muito com o manete tradicional.

As características principais são quase iguais ao sistema adotado pela Shimano, onde as alavancas transmitem um sinal a um “cérebro” central que coordena todo o mecanismo, no entanto, os grupos eletrônicos Campagnolo oferecem uma resposta muito rápida aos estímulos provenientes dos ciclistas, além de uma fácil adaptação por parte do consumidor, por conta da semelhança do produto com um dispositivo mecânico, com o gatilho para os polegares localizado mais para baixo.

Uma diferença do novo sistema é que a troca de todas as marchas da relação com apenas um toque. A empresa afirma que essa passagem da maior para a menor das onze cassete demora ao todo 1,5s. Hoje, no sistema mecânico, um toque pode descer a corrente até três cassetes e subir até cinco com apenas um movimento.

Assim como Di2, no entanto, os EPS não necessitarão de regulagem após a configuração inicial. Ao contrário das fibras convencionais, cujo desempenho pode mudar ao longo do tempo, os sinais digitais EPS serão gravados permanentemente para um desempenho mais previsível e para uma manutenção reduzida.

Além disso, existem diferenças entre os componentes de suporte mecânico, que são os mesmos encontrados quando se comparam os grupos mecânicos. Uma das diferenças maiores quanto ao desempenho é relativo ao uso de rolamentos de cerâmica no Super Record Campagnolo, enquanto o Record emprega os rolamentos USB.

O grupo completo pesa 2,2 kg na versão Record EPS, que deve ter um custo similar ao Dura-Ace Di2, e 2,1 kg na versão Super Record EPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário