Eventos Ao Vivo

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Resultados Finais da Copa America de Ciclismo 2012

Resultados Finais da Copa America de Ciclismo 2012



Elite Masculino:
1 Francisco Chamorro (Sorocaba)
2 Roberto Pinheiro da Silva (Pindamonhangaba)
3 Nilceu Santos(Pindamonhangaba)


Elite Feminino:
1 Valquiria Pardial (Pindamonhangaba)
2 Márcia Fernandes (S. J. dos Campos)
3 Luciene Santos (Pindamonhangaba)

Chamorro dispara no fim e leva o bi da Copa América de Ciclismo no Rio


Argentino da equipe de Sorocaba (SP), que também venceu em 2009, dá arrancada nos últimos metros e supera Roberto Pinheiro e Nilceu Santos


Depois de ganhar a Copa da República de ciclismo, Francisco Chamorro voltou a brilhar em solo brasileiro. Em disputa emocionante no Aterro do Flamengo, no Rio, o argentino, recém-chegado à equipe de Sorocaba (SP), arrancou nos metros finais da prova, deixou os adversários para trás e conquistou o seu segundo título da Copa América de Ciclismo. Roberto Pinheiro da Silva e Nilceu Aparecido dos Santos, ambos ciclistas do time de Pindamonhangaba (SP), terminaram na segunda e terceira posições, respectivamente. A 12ª edição da prova marcou o início da temporada 2012 do ciclismo brasileiro. (Confira a chegada da prova no vídeo acima)

- Estou muito feliz. Funcionou a estratégia de chegar para o sprint final, com a fuga no momento certo. A equipe trabalhou muito bem durante a prova toda e essa vitória vai para a nossa cidade - disse Chamorro, que também venceu a Copa América em 2009.

Os 138 ciclistas que participaram da prova impuseram um ritmo forte desde a largada do percurso de 12,2 km, superando em mais de um segundo a expectativa de tempo nas primeiras voltas. O atual campeão Breno Sidoti, da equipe de Pindamonhangaba (SP), liderou boa parte da primeira metade da prova, mas foi vigiado de perto pelos ciclistas de Três Rios (RJ), Santos (SP), Sorocaba (SP), que se revezaram na dianteira.
Chamorro (de preto, amarelo e branco) sobe ao lugar mais alto do pódio (Foto: Ana Carolina Fontes)

Mas, a partir da sétima volta, Otávio Bulgarelli, de Pindamonhangaba, e Robson Dias, de São José dos Campos (SP), se destacaram do pelotão e travaram bela disputa debaixo de chuva, tentando embalar os sprintistas. No início da volta final, Cabrero Gonzalez, do time uruguaio, arrancou para uma fuga, tentou disparar, mas foi alcançado pelos ciclistas de Sorocaba.

Sabendo da eficácia do sprint do argentino Francisco Chamorro, especialista em chegadas, os sorocabanos preservaram o companheiro da resistência do vento para a parte final da prova. Só que, na metade da última volta, os líderes diminuíram a intensidade das pedaladas e a equipe de Pindamonhangaba, com Nilceu Aparecido Santos e Roberto Pinheiro da Silva, tomaram a ponta.

Foi então que a estrela de Chamorro passou a brilhar. Faltando menos de 500 metros para a chegada, o argentino mostrou força, disparou e surpreendeu a todos. Antes mesmo de cruzar a linha de chegada, ele ergueu os braços para o céu e venceu a prova após nove voltas percorridas.

Valquíria Pardial vence a prova feminina

Na prova feminina, Valquíria Pardial, de Pindamonhangaba, venceu com o tempo de 55m13s. Márcia Fernandes, da equipe de São José dos Campos, completou as três voltas na segunda posição. Luciene Ferreira da Silva, também de São José dos Campos, terminou em terceiro.

Confira os campeões de todas as edições:

2012 - Francisco Chamorro (ARG) / Valquíria Pardial (BRA)
2011 - Breno Sidoti (BRA) / Janildes Fernandes (BRA)
2010 - Geraldo Souza (BRA) / Luciene Ferreira (BRA)
2009 - Francisco Chamorro (ARG) / Janildes Fernandes (BRA)
2008 - Nilceu Santos (BRA) /Uênia Fernandes (BRA)
2007 - Nilceu Santos (BRA) / Clemilda Fernandes (BRA)
2006 - Nilceu Santos (BRA) /Clemilda Fernandes (BRA)
2005 - Nilceu Santos (BRA) / Clemilda Fernandes (BRA)
2004 - Alem Rayes (URU) / Uênia Fernandes (BRA)
2003 - Renato Rohsler (BRA) / Janildes Fernandes (BRA)
2002 - John Lieswyn (EUA)
2001 - André Grizante (BRA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário