Eventos Ao Vivo

sábado, 27 de março de 2010

Ciclismo - Musculação



Estar sempre saudável, com um bom condicionamento físico é vital para obter uma boa performance nas pedaladas. Não basta, porém, estar em dia com seu peso, alimentação, etc. O elemento força conta muito, por isso enrijecer e tonificar a musculatura do corpo é favorável para um melhor desempenho.

A prática da musculação, no entanto, deve ser realizada com os devidos cuidados e precauções, já que feita de maneira equivocada pode ocasionar uma série de problemas.

O Prólogo conversou com o preparador físico Fábio Rosa que alertou sobre os prós e contras da atividade, buscando evitar futuras lesões nos ciclistas profissionais e amadores.

“É necessário ter cuidado ao falar disso”, ressalta. O treino para o atleta é complexo e trabalha com diversos fatores como variação de carga, série, combinação de exercícios. “Tudo isso irá influenciar no resultado final, inclusive alimentação.”

“Quanto mais alta performance o atleta possuir maior a necessidade de aparelhos e exercícios dinâmicos. É necessário uma alternância constante”, lembra Fábio. “O ciclista, por realizar muitos exercícios aeróbicos, dificilmente ganha massa muscular”, emendou.

Aqueles que pretendem abusar da atividade devem se precaver. O excesso de exercícios pode ocasionar uma sobrecarga no atleta, já que a relação peso/potência pode prejudicar o desempenho nas competições e dificultar a locomoção e agilidade ao longo do percurso, portanto fique atento aos detalhes e não abuse.

Prioridades

Quando nos referimos ao ciclista, muitos pensam que os membros inferiores, precisamente as pernas, devem ser a parte mais trabalhada na musculação. Certamente haverá um trabalho nesses membros, entretanto, o local mais importante, já que se trata do equilíbrio sobre a bicicleta, é o abdômen.

“É a parte fundamental no treino. O abdômen é o principal responsável pelo equilíbrio do atleta, por isso toda uma preocupação”, citou o especialista. “Membros inferiores (parte posterior da coxa, quadríceps, glúteo, entre outros), ombros, tríceps, costas e trapézio devem ser muito trabalhados.”

Questionado sobre priorizar treinos de hipertrofia ou resistência, Fabio Rosa ressaltou que o ideal é realizar uma combinação de ambos os estilos – buscando a junção da força e resistência.

Lesões

Principais lesões:
- Lombar
- Cervical
- Cotovelo
- Joelho – principalmente pelo taquinho mal posicionado

Fonte: http://prologo.uol.com.br/

Um comentário:

  1. boa matéria para os ciclistas. como professor de ed. física e instrutor de musculação posso endossar tudo o que foi colocado pela matéria e completar que se bem feita e de acordo com a periodização do ciclismo a musculação irá fazer o desempenho melhorar muito além das pedaladas quando você já alcançou um nível alto de desempenho. Vale a pena.

    Alysson

    ResponderExcluir