Eventos Ao Vivo

sábado, 21 de agosto de 2010

Volta da Espanha terá volta de Vande Velde

Christian Vande Velde (Garmin) confirmou sua presença na Volta da Espanha, que começa no próximo dia 28 de agosto. O ciclista, no entanto, admitiu que quase abandonou o esporte após o Tour de France.

Vande Velde sofreu uma queda na segunda etapa do Tour, no percurso entre Bruxelas e Spa. O estágio foi conturbado com diversos acidentes; um deles incluindo os irmãos Schleck. Com as costelas fraturadas e um corte no olho esquerdo, o ciclista acabou perdendo mais de dez minutos para os lideres.

Na etapa seguinte, ele não foi capaz de largar e deixou a competição. Após retomar os treinamentos e ser convocado pelo técnico Matt White, ele se reencontrou com a equipe na Europa, mas reconheceu não ter sido fácil.

“Eu quase não entrei no avião para vir para cá, honestamente. Eu estava me sentindo muito mal na semana passada. Mas White me chamou e disse para entrar no avião. Até agora está sendo ótimo", disse.

“Vande Velde se recuperou após três semanas de descanso total. Sua preparação tem sido moderada e, apesar dele admitir que não será uma ameaça na classificação geral da Vuelta, admite que gostaria de surpreender em algum momento.”

"Eu estaria mentindo se eu disse que não pretendo colaborar e ajudar minha equipe, embora não saiba como estarei. Eu preciso e quero competir a Vuelta. É importante pra mim. Vou ajudar meus companheiros e, caso surja à oportunidade, vamos lutar pelas vitórias nas etapas.”

"Eu realmente dei o tempo necessário para minha recuperação. Eu ainda estou um pouco incomodado. Realizar vôos transatlânticos, com quatro costelas quebradas, nem sempre é a melhor coisa (brincou). Eu definitivamente não estou bem, no meu melhor, mas eu realmente quero entrar nesta competição.”


Duas temporadas traumáticas


Vande Velde sofreu com a falta de sorte nas últimas duas temporadas. Sofreu uma queda e acabou abandonando o Giro 2009, retornando no Tour de France e ficando no top 10. Porém, encerrou o ano com uma queda no Tour de Missouri. Já em 2010, sua temporada não começou da maneira esperada. Ele foi obrigado a abandonar o Giro na primeira semana e no segundo ano consecutivo.

No entanto, o que mais afetou o ciclista foi o desempenho no Tour de France deste ano.

“Eu estava tranqüilo no começo e pensava: aconteceu tanta coisa ruim o que mais pode acontecer? Estava indo pra casa, quase eufórico pelo reencontro com minha família. Aí quando me dei conta do meu trabalho o ano todo e refleti, fiquei desmotivado, muito chateado. As últimas semanas foram uma grande montanha-russa.”


Após uma breve passagem pela Espanha, onde fez as malas, Vande Velde levou sua família de volta para os Estados Unidos, onde mudou de ambiente. Sem televisão ou internet por mais de uma semana, ele foi capaz de reavaliar seu futuro.

"Eu tive que sair da Espanha porque era constantemente lembrado pelo desempenho no Tour. As pessoas estavam me fazendo perguntas e ficava mal dando-me pena. Saí logo que pude. Foi ótimo, eu não sabia o que estava acontecendo na corrida, eu nunca pensaria sem televisão ou internet neste dia e idade, seria bom, mas eu realmente gostei de estar longe de tudo. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário