Eventos Ao Vivo

terça-feira, 8 de junho de 2010

Dicas do treinador (por Ricardo Alcici)


Melhorando o sprint final

            Vimos na matéria anterior os tipos de sprints. http://eletricagutierrezequipeciclismo.blogspot.com/2010/05/definindo-o-sprint.html Vamos agora abordar alguns pontos sobre o treinamento para aprimorar o sprint final em corridas de resistência.
            Primeiramente devemos ter consciência que um grande velocista deve ter características de velocista, digo geneticamente. Mas treinamento coreto e individual irá estimular a melhora do sprint em qualquer atleta.


            O atleta que quer chegar no final de uma corrida de rua e conseguir ainda grande explosão na chegada precisa ter algumas características bem treinadas. Primeiro boa resistência para que ele chegue o menos desgastado possível ao final da prova. E para conseguir um bom sprint ele deve ter força, explosão e velocidade.
            Força de explosão é capacidades que o sistema neuromuscular tem de superar resistências com a maior velocidade de contração possível (Harre,1976).      
            Força de resistência é a capacidade de resistir a fadiga do organismo em caso de performance de força de longa duração. (Harre, 1976)
             O treinamento dessas capacidades é complexo e exige planejamento para que seja bem explorado. A força máxima é trabalhada na sala de musculação, a explosão na musculação e na bicicleta com treinos específicos, e a velocidade na bicicleta.
            Cada capacidade dessas tem enorme importância para o aprimoramento do sprint bem como a conciliação com o treino de resistência. O planejamento correto e individual é o melhor caminho para fazer com que esse trabalho tenha resultados significativos.



Ricardo Alcici Matos - ricardo@vidaativa.com
Treinador Esportivo
Profissional de Educação Física
Especialização em Treinamento Desportivo
Ciclista Profissional
Prime Team Escola JohnnyG

Nenhum comentário:

Postar um comentário