As gorduras trans são um tipo específico de gordura formada por um processo de hidrogenação natural ou industrial. Estão presentes principalmente nos alimentos industrializados. Os alimentos de origem animal como a carne e o leite possuem pequenas quantidades dessas gorduras.
Para que servem?
São utilizadas para melhorar a consistência dos alimentos e também aumentar a vida de prateleira de alguns produtos.
E fazem mal para a saúde?
Sim. O consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras trans pode causar:
- Aumento do colesterol total e ainda do colesterol ruim - LDL colesterol.
- Redução dos níveis de colesterol bom - HDL colesterol.
É importante lembrar que não há informação disponível que mostre benefícios a saúde a partir do consumo de gordura trans.
Gordura hidrogenada é o mesmo que gordura trans?
Não. O nome gordura trans vem da ligação química que a gordura apresenta, e ela pode estar presente em produtos industrializados ou produtos in natura, como carnes e leites. A gordura hidrogenada é o tipo específico de gordura trans produzido na indústria.
Quais alimentos são ricos em gordura trans?
A maior preocupação deve ser com os alimentos industrializados como sorvetes, batatas-fritas, salgadinhos de pacote, pastelarias, bolos, biscoitos, entre outros; bem como as gorduras hidrogenadas e margarinas, e os alimentos preparados com estes ingredientes.
Como podemos controlar o consumo?
A leitura dos rótulos dos alimentos permite verificar quais alimentos são ou não ricos em gorduras trans. A partir disso, é possível fazer escolhas mais saudáveis, dando preferência àqueles que tenham menor teor dessas gorduras, ou que não as contenham.
Como é declarado o valor de gorduras trans nos rótulos dos alimentos?
O valor é declarado em gramas presentes por porção do alimento. A porcentagem do valor diário de ingestão de gorduras trans não é declarada porque não existe requerimento para a ingestão destas gorduras, ou seja, não existe um valor que deva ser ingerido diariamente. A recomendação é que seja consumido o mínimo possível.
Assim, para saber se um alimento é rico em gordura trans basta olhar a quantidade por porção dessa substância. Estudos recentes mostram que não se deve consumir mais que dois gramas de gordura trans por dia.
Renata Rodrigues de Oliveira é nutricionista especialista em Nutrição Clínica e Fisiologia do Exercício Avançada. Trabalha no Instituto Mineiro de Endocrinologiaporque não existe requerimento para a ingestão destas gorduras, ou seja, não existe um valor que deva ser ingerido diariamente. A recomendação é que seja consumido o mínimo possível.
Assim, para saber se um alimento é rico em gordura trans basta olhar a quantidade por porção dessa substância. Estudos recentes mostram que não se deve consumir mais que dois gramas de gordura trans por dia.
Renata Rodrigues de Oliveira é nutricionista especialista em Nutrição Clínica e Fisiologia do Exercício Avançada. Trabalha no Instituto Mineiro de Endocrinologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário