Eventos Ao Vivo

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Contador não cogita a hipótese de ser punido

Alberto Contador não pestanejou e deixou claro sua inocência por suposto uso de clembuterol no último Tour de France, após consumir carne no dia anterior ao seu exame. Além disso, ele ressaltou que a quantidade encontrada é mil vezes menor do que aquela que comprova o uso de substância proibida e lembrou que a própria UCI (União Ciclística Internacional) trabalha com a hipótese de uma contaminação alimentícia.


“Esse resultado é conseqüência de um exame realizado no dia 21 de julho, onde aparece, de forma quase insignificante, a presença de clembuterol. Só quatro laboratórios no mundo conseguem identificar essa quantidade. Fui comunidade no dia 24 pela UCI, e dois dias depois estive com os responsáveis e disse minha versão. A própria UCI, no primeiro momento, me disse tratar de uma infecção alimentar. Isto tudo é um erro”, exclamou o espanhol.

O tricampeão do Tour de France afirmou que a causa foi o consumo de uma carne consumida apenas no dia 20; ele e mais quatro companheiros ingeriram o alimento. Mas nenhum desses foi o cazaque Alexander Vinokourov, que também passou por exame no mesmo dia.

“Um dos cozinheiros disse que poderíamos levar uma boa carne, que foi comprada a caminho da França e depois cozinhada. Quatro ciclistas comeram esta carne assim que chegaram ao hotel. Recordo que Vino havia se queixado de ter comido uma carne péssima e nós não. No dia seguinte levantei, fui treinar e comemos a carne, já que estávamos em um dia de descanso.”

Os valores encontrados no sangue de Contador foram tão pequenos, que vieram a desaparecer dois dias depois sem maiores conseqüências. “Por ser o líder passei por diversos exames e nada havia de suspeito. Isso conta ao meu favor”, salientou.

Alberto Contador reconheceu que não tem estado bem desde o resultado, e que vem sofrendo com a situação perdendo noites de sono. Porém, reafirmou estar tranqüilo e confiante e disse que irá responder de forma clara aos críticos que o acusam de manipulação para a conquista do título do Tour 2010.

“Não posso tolerar que haja uma suspensão. É intolerável. Não me preocupa aqueles que contestam o título do Tour. Eu sei como aconteceram as coisas e não vou permitir que coloquem todo meu trabalho por terra. Minha defesa são os controles anteriores e posteriores, tanto sanguíneos como na urina. Isso é minha defesa e a verdade.”

“Sou um ciclista que defende os controles antidoping a todo o momento, para que haja igualdade na competição. Estou muito triste, e essa demora na UCI em divulgar a situação só piora as coisas e coloca em dúvida o esporte.”

Por fim, Contador deixou claro que nada afetará seus planos e sua ida para a equipe Saxo Bank na próxima temporada. “Estou empolgado com o projeto e espero que sigam me apoiando. Coversei com Riis e vamos realizar uma reunião, afinal se trata de algo complicado. Agradeço aos espanhóis e, especialmente a Astana, que também estão ao meu lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário