O diretor do Tour de France, Christian Prudhomme, apresentou na cidade de Paris o percurso da competição na temporada 2011, sem a presença do espanhol Alberto Contador. No próximo ano, o Tour terá quatro etapas com final em subida: Luz-Ardiden e Plateau de Beille nos Pirineus, e Galibier e Alpe d'Huez nos Alpes.
O Tour de France 2011 terá menos quilômetros de contrarrelógio, porém, terá a crono individual e por equipes; ao contrário da atual temporada onde apenas a CRI foi realizada. O Monte Galibier será um dos homenageados, já que completará 100 anos de Tour e pela primeira vez servirá como linha de chegada dos atletas.
A competição começa no dia 2 de julho na Passage de Gois – região no oeste francês conhecida pelas constantes inundações quando a maré está alta, sendo transitável apenas com o mar está em nível baixo. No total, serão 3.500 km de percurso, com encerramento no dia 24 de julho em Paris.
Serão muitas etapas de montanha – nove estágios com subidas: dois deles na primeira semana, três nos Pirineus, incluindo as chegadas em subida Luz Ardiden e Plateau de Beillee, e quatro nos Alpes, que levam ao Galibier e Alpe d'Huez – que será a “etapa rainha”, com a última oportunidade de ataque para a classificação geral.
Em 2011, os ciclistas passarão pela Itália. Na 17ª etapa, o pelotão sai de Gap e chega a cidade de Pinerolo no continente italiano, de onde partem no dia seguinte em direção ao Monte Galibier.
Tour sem paralelepípedos
Buscando novidades, os organizadores da ASO optaram por não incluir as famosas etapas com paralelepípedos; muito criticados neste ano pelo excesso de quedas. Prudhomme, no entanto, garante emoção do início ao fim da competição.
Os velocistas, porém, terão apenas duas etapas de sprint puro, ao contrário deste ano – apenas o britânico Mark Cavendish triunfou cinco vezes – com um total de sete etapas para velocistas. “Queremos oportunidade para todos os estilos e ciclistas. Garanto que será uma competição repleta de emoção”, disse o diretor do Tour.
Declarações dos ciclistas
“É um Tour muito difícil, que apresenta um percurso duríssimo, com algumas etapas curtas. No geral, beneficia os escaladores” – Samuel Sanchez (Euskaltel)
“É preciso estar atento, principalmente na última semana que será muito dura. Mas estou preparado e acho que o percurso beneficia minhas características” –Andy Schleck (Saxo Bank), vice campeão em 2009 e 2010.
“Decidi estar presente, porém tenho minhas dúvidas em relação ao percurso. Serão muitas montanhas” – Joaquin “Purito” Rodriguez (Katusha)
“Temos que destacar as etapas de montanhas e os contrarrelógios. Serão decisivos e espero estar bem para realizar um bom papel na competição” – Carlos Sastre (Cervélo), campeão em 2008.
“Teremos etapas espetaculares. Algumas delas em frente ao meu público, o que me dá muito orgulho”, Ivan Basso (Liquigas)
Confira as etapas do Tour de France 2011
2 jul Passage de Gois - Mont des Alouettes 191km
3 jul Les Essarts - Les Essarts (CRE) 23km
4 jul Olonne-sur-Mer - Redon 198km
5 jul Lorient - Mûr-de-Bretagne 172km
6 jul Carhaix - Cap Fréhel 158km
7 jul Dinan - Lisieux 226km
8 jul Le Mans - Châteauroux 215km
9 jul Aigurande - Super-Besse Sancy 190km
10 jul Issoire - Saint-Flour 208km
11 jul Descanso
12 jul Aurillac - Carmaux 161km
13 jul Blaye-les-Mines - Lavaur 168km
14 jul Cugnaux - Luz Ardiden 209km
15 jul Pau - Lourdes 156km
16 jul Saint-Gaudens - Plateau de Beille 168km
17 jul Limoux - Montpellier 187km
18jul Descanso
19 jul Saint-Paul-Trois-Châteaux - Gap 163km
20 jul Gap - Pinerolo 179km
21 jul Pinerolo - Galibier 189km
22 jul Modane - Alpe-d'Huez 109km
23 jul Grenoble - Grenoble (CRI) 41km
24 jul Créteil - París 160.km
Nenhum comentário:
Postar um comentário