O brasileiro Rafael Andriato assinou seu primeiro contrato com uma equipe profissional. Andriato fechou por dois anos (2012-2013) com a equipe italiana ISD que a partir do ano que vem irá se chamar Farnese Vini Neri Sottoli. Assim, depois de três temporadas com a UC Trevigiani, ele se juntará a mesma equipe, que na próxima temporada contará com outro brasileiro, Otavio Bulgarelli.
A equipe e o brasileiro, em comum acordo, decidiram subir Andriato, nascido em outubro de 1987 (ou seja, prestes a completar 23 anos) ao pelotão profissional apenas na temporada 2012, enquanto isso, o ciclista irá defender o time de base da equipe (Toscana Petroli Firenze) durante a temporada 2011, como noticiou Bruno Vicari, no Blog Pedaladas.
"Estou muito feliz em saber que em 2012 estarei competindo com os melhores ciclistas do mundo. É um objetivo que eu sempre almejei e, graças a Deus, conquistei. Foram três anos aqui na Itália regados com muita dedicação, força de vontade e determinação, em busca de um só sonho, ser um ciclista profissional" declarou.
Durante essas três temporadas que Rafael Andriato passou na Itália o atleta conquistou muitos resultados expressivos, o que foi o grande trampolim para fechar contrato com uma equipe profissional. No total foram 7 grandes vitórias, subiu ao pódio entre os três primeiros colocados por 30 oportunidades e durante quase 100 vezes terminou entre os 10 primeiros colocados, todos esses resultados alcançados nas principais competições diletantes da Itália.
Outra confirmação da sua grande regularidade foi a finalização da temporada 2010 na oitava colocação geral no ranking italiano da categoria dilletante.
"Em janeiro de 2011 já estarei treinando com a equipe Farnese Neri, no retiro de treinamento que a equipe fará na Toscana, assim já vou fazendo amizade com todo o pessoal da equipe e também será um ótimo treinamento buscando uma boa performance na temporada diletante em 2011."
Durante todos esses anos na Itália Andriato aprendeu a caminhar com a suas próprias pernas, embalado pelo Projeto Revelando Talentos, idealizado pelo ciclista Luciano Pagliarini.
As dificuldades foram aparecendo e o brasileiro foi deixando claro que nada tiraria seu grande sonho de vista, da mesma forma que as dificuldades apareciam ele respondia com um resultado positivo e pouco a pouco trilhava sua própria história.
"Foi uma longa caminhada até agora, encontrei muitas pedras pelo caminho, mas sempre tive o apoio da minha família e dos meus amigos, por isso agradeço a eles e também a todos que torcem por mim. Também não poderia deixar de agradecer o grande apoio do Luciano Pagliarini e da Confederação Brasileira de Ciclismo que juntos foram fundamentais durante esses três anos que passei aqui na Itália" finalizou Andriato.
Rafael Andriato é o primeiro ciclista do projeto a migrar para o ciclismo profissional. Carlos Alexandre Manarelli e Gideone Monteiro são outros dois nomes do a iniciativa de Pagliarini, com o intuito de dar seqüência ao trabalho começado em 1999, quando aos 21 anos de idade integrou sua primeira equipe européia, abrindo portas para o ciclismo nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário