Eventos Ao Vivo

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Após solenidade, Governo do DF recolhe bicicletas doadas por Haddad e Agnelo


O Governo do Distrito Federal recolheu as bicicletas que haviam sido entregues pelo ministro da Educação Fernando Haddad e pelo governador Agnelo Queiroz a alunos da rede pública em solenidade no final de agosto. Apesar da ampla divulgação do evento pelo governo (a foto que abre este post foi retirada do site da Agência Brasil), as bicicletas continuam armazenadas em um galpão até hoje, como informa o portal G1:

As bicicletas do programa “Caminho da escola”, entregues pelo governo do Distrito Federal e pelo governo federal a estudantes da rede pública do Recanto das Emas, foram recolhidas logo após a cerimônia de lançamento do programa, no dia 26 de agosto.

O Recanto das Emas, a 26 quilômetros de Brasília, foi a primeira região do DF a aderir ao programa do Ministério da Educação que entrega bicicletas de graça a estudantes da rede pública.

Depois do anúncio do início do programa, do qual participaram o governador Agnelo Queiroz e o ministro da Educação, Fernando Haddad, as bicicletas foram levadas para um galpão, onde estão guardadas até hoje, sem uso. Três bicicletas ainda não foram devolvidas.

O G1 entrou em contato com a assessoria do governo do DF e aguarda retorno.

O Ministério da Educação foi procurado, mas informou que não vai se manifestar sobre o assunto.

“Muita gente se sentiu revoltada porque pensou que já ia usar a bicicleta. Teve muita gente animada com a bicicleta e foi tudo fachada, não entregaram. Ficamos frustrados”, falou uma estudante.

(…)

A diretora da regional de ensino, Adriana Muller, confirma que a entrega foi simbólica e explica que isso ocorreu porque os estudantes precisam passar por um treinamento – o que, segundo ela, deve ocorrer em duas semanas. “A gente teve um lançamento do programa e depois a execução dele”, justificou.

Na época do lançamento, porém, o treinamento foi citado como já realizado. “Os alunos, como eles passam por uma formação, eles estão fazendo um curso antes de receber as bicicletas. Nesse curso, eles também estão sendo preparados para essa manutenção básica, de soltou uma corrente, precisou apertar um parafuso, ele também está sendo preparado. Além de já ter disponível junto com a bicicleta e o capacete alguns itens necessários para fazer essa manutenção”, disse Adriana Muller, na época da cerimônia.

O Detran-DF é o responsável pelo treinamentos que as crianças vão receber para usar as bicicletas. Nesta segunda-feira (19), o diretor de Educação no Trânsito, Marcelo Granja, disse que não tinha conhecimento do recolhimento das bicicletas.

Um assessor do departamento informou que a parte teórica do treinamento já foi realizada e que a parte prática foi suspensa a pedido da Secretaria de Educação.

(…)

Ainda de acordo com a secretaria, “todos os alunos presentes no evento” vão receber as bicicletas. “O governo não poderia entregá-las de forma irresponsável, sem que os alunos recebessem o curso de treinamento, que já está em andamento. Também estão sendo instalados os bicicletários para guardar as bicicletas.”

Enquanto a propaganda está nas ruas, os alunos continuam indo a pé para escola. “Depois que a gente recebeu [as bicicletas], eles [as] recolheram. Não se ouviu mais falar das bicicletas”, afirmou o estudante Sérgio Luiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário