Ciclistas fazem passeio pela paz na capital
Cerca de 230 ciclistas tomaram as ruas da Região Norte de Belo Horizonte, ontem, durante o 1° Passeio Ciclístico Pela Paz do Vetor Norte. Eles percorreram 8,5 quilômetros em aproximadamente 1h30. O evento teve a participação de crianças, jovens e adultos.
A largada aconteceu na Avenida Saramenha, passando pelas principais vias da região, como as avenidas José Clemente e Waldomiro Lobo, e pelo Parque Nossa Senhora da Piedade. Para que qualquer pessoa pudesse participar e interagir, os organizadores escolheram ruas e avenidas mais planas, tornando baixo o nível de dificuldade do circuito.
Durante o passeio, foram realizadas quatro paradas de cinco minutos para descanso. Neste tempo, os ciclistas tinham à disposição água, frutas e até serviço de manutenção para a bicicleta. Uma equipe de fisioterapeutas, educadores físicos e médicos estavam a postos para fornecer orientações e prestar algum atendimento, com o apoio de uma ambulância.
De acordo com o gerente de Eventos da Regional Norte da Prefeitura de BH, Marcelo Fonte Boa, a ação foi planejada para chamar a atenção para a violência. “Temos percebido o aumento da violência em toda a cidade. Por isso, é importante que as pessoas interajam. Melhor ainda se for por meio de uma prática esportiva”, diz.
Pedalando desde os 14 anos, o técnico de TV a cabo Fernando Mendes Moreira procura sempre estar presente nesse tipo de evento. “Tenho todos os equipamentos e faço em média 70 quilômetros por dia, indo e voltando do Bairro Ribeiro de Abreu e Praça da Liberdade”, conta.
Há um ano, Fernando ganhou a companhia da filha Fernanda, de 11 anos, que aprendeu a gostar do esporte com o pai. “Sempre ando nos fins de semana”, relata a garota que prometeu se esforçar para cumprir todo o trajeto.
Já os membros da equipe Camelo’s Ciclo mostraram disposição em participar do evento. De Contagem, eles vieram de metrô com suas bicicletas. Segundo Ronald de Oliveira, o grupo, que começou há um ano com ele e a namorada, já possui quase 50 integrantes.
Para a realização do passeio, batedores da Polícia Militar acompanharam os ciclistas, evitando que o trânsito nas ruas do percurso ficassem interditadas por muito tempo.
Bruno Carvalho - Do Hoje em Dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário