Eventos Ao Vivo

terça-feira, 20 de setembro de 2011

A gigante dos carros, Ford, revela sua bike elétrica


No salão de Frankfurt, em meio ao lançamento dos mais potentes veículos movidos a combustão do mundo, um pequeno veículo esguio e sem motor chamou a atenção. Era a nova E-bike da tradicional marca de veículos americana, Ford. Uma bike elétrica com um design bastante interessante.

A Ford conseguiu trazer seus anos de experiência com design automobilístico para o mundo das bikes. Eles criaram uma bicicleta com quadro feito parte em alumínio e parte em carbono. De acordo com a empresa o quadro pesa somente 2.5kg. O motor elétrico fica na roda dianteira e é alimentado por uma bateria de íons de lítio que fica escondida dentro do quadro. A estimativa é que a bateria dure 85km quando carregada completamente.

Uma novidade é a tecnologia de sensores de Magnetoestricção utilizada na Fórmula 1, que transforma a energia magnetica em energia cinética e vice-versa. Essa é a primeira aplicação da tecnologia em bicicletas. O sensor que fica no interior da roda mede a velocidade através dos rolamentos das rodas e manda a informação para o motor, ligando-o ou desligando-o para manter a velocidade e a eficiência.

A bicicleta vem com um sistema de marchas dentro do cubo com 11 velocidades, um passador Shimano Rapidfire e uma cinta de carbono ao invés da corrente para transmitir energia entre os pedais e a roda. Os freios da bike são a disco e as rodas Mavic. Um espetáculo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário