Eventos Ao Vivo

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Wada veta limite de consumo de clembuterol a menos de 2 meses para julgamento do espanhol


Contador será julgado em novembro


A esperança de Alberto Contador de que a Agência Mundial Antidoping (Wada) impusesse um limite para o consumo de clembuterol acabou nesta terça-feira (27), quando a entidade proibiu oficialmente o consumo da substância em qualquer quantidade.

A agência publicou sua lista de substâncias proibidas para 2012, na qual o clembuterol está presente na seção de agentes anabolisantes. De acordo com um comunicado divulgado pela Wada, nenhuma mudança está prevista a curto prazo. "Atualmente, tendo como base opiniões de especialistas, não há um plano para introduzir um limite de consumo para o clenbuterol", informou a agência.
O espanhol, que testou positivo durante o Tour de France 2010, alegou ter ingerido carne contaminada e, por isso, os traços de clembuterol apareceram em seu exame. Com esta alegação, ele conseguiu escapar da suspensão preventiva, mas, no entanto, será julgado pelo Tribunal Arbitral Esportivo (TAS) entre os dias 21 e 24 de novembro. Caso seja culpado, perderá o título da grande volta francesa e também do Giro d’Italia, conquistado neste ano.

O interminável caso, bastante controverso em alguns aspectos, foi comentado pelo professor David Cowan, maior responsável pelo sistema antidoping a ser adotado para os Jogos Olímpicos do ano que vem. Em sua opinião, a solução imposta pela Wada deve ser repensada. “Pessoalmente, acho que um limite daria mais uniformidade aos testes, assim como ocorre em diversos exames, com a intenção de proporcionar essa clareza e não gerar uma decisão precipitada ao detectar apenas uma molécula de determinada substância, no entanto, pragmaticamente, há a necessidade de tomar certo cuidado com a imposição deste limite”, disse Cowan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário