Eventos Ao Vivo

quinta-feira, 17 de março de 2011

Sistema de rolamento pemite Cancellara conquistar até 2,5 segundos de vantagem por Km

Fabian Cancellara (Leopard) causou polêmica no último ano, após inúmeras e incontestáveis vitórias no ProTour. Seus resultados tornaram-se motivo de estudo e alguns especialistas concluíram que o suíço estaria usufruindo de um motor presente nos tubos do quadro de sua bicicleta, o que nunca foi comprovado.

Em contrapartida, a UCI (União Ciclística Internacional) chegou a utilizar um scanner para descobrir possíveis indícios de manipulação no equipamento de Cancellara, principalmente pelas diferenças assustadoras sobre os rivais.

Um ano após toda a polêmica, o mistério em torno do desempenho e supremacia de Cancellara vem a tona. A utilização de um rolamento especial e de acerto único que faz o ciclista suíço conquistar até 2,5 segundos de vantagem por quilômetro percorrido.

O jornal La Dernière Heure entrevistou um mecânico italiano, amigo de Fabian Cancellara. “Fabian jamais utilizou um motor em seu quadro, mas dispõe de um sistema de rolamentos único, montado cautelosamente”, disse Denis Migani.

O sistema apelidado de “Gold Race” foi elaborado pelo engenheiro e professor universitário Giovanni Cecchini.

Até o momento, Cancellara parece ser o único atleta no pelotão ProTour a usufruir dos mecanismos criados por Cecchini. “Os rolamentos são compostos em parte de grafite e possuem um óleo lubrificante especial, cuja composição é guardada em segredo. Inclusive passa por alterações de acordo com a temperatura e a umidade.”

Seus rolamentos reduzem em até 95% o atrito, diminuem o ácido láctico em 27% e obtem uma vantagem de até dois segundos e meio por quilômetro. Mais informações em www.cecchiniteam.it

Nenhum comentário:

Postar um comentário